Saiba como fortalecer e evitar a dor no joelho 

Dores musculares ou nos ossos podem estar relacionadas com idosos — por causa da idade — ou atletas — por causa do esforço físico. Mas e a dor no joelho?

Estudos indicam que uma em cada três pessoas adultas sofrem com dor no joelho e não existe apenas uma razão para que ela aconteça. Isso porque, na verdade, suas causas são bastante variadas. 

Independentemente do que a ocasiona, o fato é que ela incomoda bastante e pode causar limitações para quem a sente.

Neste artigo, entenda como acontece a dor no joelho e como fortalecê-lo para evitar essa dor. Tenha uma boa leitura!

Causas da dor no joelho

Diversos fatores podem causar danos e sobrecarga nos joelhos provocando dores. Além desses danos, características individuais da anatomia de cada indivíduo também podem desencadear esse incômodo.

Assim, a dor no joelho pode se manifestar como um problema congênito, um fator externo isolado ou como consequência de agressões e sobrecargas recorrentes. A seguir, listamos algumas das suas principais causas. Acompanhe!

Lesões e traumas

A dor no joelho pode se manifestar em função de uma lesão, trauma ou de sobrecarga nessa articulação. É bastante comum que pessoas jovens, por exemplo, apresentem esse problema em função da prática de esportes, que leva a um esforço grande.

Mas ela também pode ser decorrente de algum acidente sofrido, uma torção ou excesso de peso colocado sobre a articulação. Distensões, luxações, lesão meniscal, tendinites, ruptura de tendões e lesão ligamentar são alguns dos problemas possíveis para essa manifestação dolorosa.

Problemas ósseos

A artrite e a artrose são dois problemas que afetam a estrutura óssea e seus ligamentos, e podem provocar dor no joelho. Essas doenças são mais recorrentes em pessoas com idade mais avançada, e ainda têm a característica de serem degenerativas.

Por isso, conforme a idade avança, existem maiores chances da dor se manifestar em função desses problemas. Além disso, quando ela ocorre, também pode aumentar a sua intensidade se não receber o tratamento adequado.

Alterações morfológicas

As alterações morfológicas podem acompanhar o indivíduo desde o seu nascimento ou serem a consequência de algum fator externo ou agressão. Essa variação estrutural pode comprometer a patela, por exemplo, levando ao seu desgaste precoce e ocasionando a dor.

Uma lesão mais severa no joelho, cuja cicatrização não tenha ocorrido de forma adequada, pode deixar sequelas, que também causam dor. O mesmo ocorre nos procedimentos cirúrgicos malsucedidos, seja pelo procedimento em si ou descuidos no pós-operatório.

Doenças

Existem diversas doenças que ocasionam dor no joelho. O reumatismo e o Lúpus são dois exemplos, mas também pode ocorrer tendinite, bursite e infecções na articulação.

Não podemos esquecer que existem problemas que afetam especificamente o joelho. Esse é o caso da doença de Osgood-Schlatter, a síndrome da banda iliotibial e o cisto de Baker. Todos exigem atenção específica.

Agora que já conhece o que pode causar dores no joelho e como fortalecê-lo, é hora de dar aquela conferida na saúde. 

Agende já a sua consulta e tenha acesso há um atendimento acessível, sem burocracia, tendo sempre em mente um bom doutor!

Entrar

Entrar