Tosse e dor de garganta: quando devo procurar um médico?

Em 2020, fomos acometidos pela pandemia da Covid-19 e três anos depois do ocorrido, sintomas como tosse e dor de garganta ainda são preocupantes.

Apesar de nem todos os infectados apresentarem sintomas mais graves, em alguns casos, persistem mesmo depois da recuperação. Se for muito intenso e continuar por muito tempo, é preciso procurar um especialista para o devido tratamento.

Neste post, descubra quando deve procurar um médico ao sentir sintomas como tosse e dor de garganta. Tenha uma boa leitura!

O que é a tosse?

Segundo o Dr. Drauzio Varella, a tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo. Mas ela impede que substâncias estranhas entrem no pulmão e ajuda a eliminar secreção, sendo um dos principais mecanismos de defesa do pulmão.

Vale lembrar, que a tosse não é uma doença, mas sim um sintoma que pode indicar desde um simples resfriado até algo mais grave, como uma pneumonia.

Tipos de tosse

É normal tossir ocasionalmente. No entanto, observe se a tosse se prolonga e, principalmente, se é acompanhada de catarro ou sangue, isso requer atenção. 

A tosse seca associa-se a uma gripe leve ou resfriado, que tende a durar uma média de três ou quatro dias. Mas casos mais graves podem durar entre três e oito semanas. 

Nesses casos, recomenda-se realizar uma consulta médica para obter o diagnóstico completo.

Já a tosse persistente é aquela que se manifesta por, pelo menos, três semanas. As principais causas são rinossinusopatias (rinite e rinossinusite), asma e refluxo gastroesofágico. 

Em caso de tosse persistente, não se deve tomar remédio por conta própria. É preciso procurar um médico para que ele verifique a causa e, a partir disso, indique o melhor tratamento.

O que é a dor de garganta?

Trata-se de um sintoma comum a muitas condições e doenças. Normalmente, é provocada quando há alguma inflamação que atinge a faringe (faringite), mas pode afetar também a laringe (laringite) ou as amígdalas (amigdalite).

Principais causas de dor de garganta

A mais frequente é uma infecção viral, como gripe, resfriado, mononucleose e doenças da infância, para as quais já existe vacina, por exemplo, sarampo, coqueluche, catapora e difteria.

Mas há muitas outras condições que podem provocar o problema, incluindo infecções bacterianas, alergias, refluxo, uso excessivo da voz e até secura na garganta, provocada por ar condicionado, tempo seco ou dormir de boca aberta.

Principais sintomas da dor de garganta

Caracterizam-se em: 

  • dor que, geralmente, piora ao engolir;
  • sensação de garganta arranhada;
  • dificuldade para engolir;
  • inchaço na região;
  • rouquidão;
  • pus nas amígdalas (geralmente, relacionado à infecção bacteriana).

Quando a dor é relacionada a uma infecção, frequentemente, pode haver outros sintomas, como:

  • tosse;
  • dores no corpo;
  • febre;
  • dor de cabeça.

Afinal, como tratar tosse e dor de garganta?

O tratamento para ambas dependerá das suas causas. Por isso, é fundamental ir ao médico caso note os sintomas. Somente um especialista é capaz de indicar os medicamentos necessários para o seu caso. Logo, não se medique por conta própria em nenhum momento. 

Além disso, é muito importante seguir todas as orientações, tomando os remédios nos dias e horários indicados, mantendo o tratamento até o fim.

Que tal garantir mais saúde no seu 2023? Faça um check-up e comece o ano com a saúde lá em cima! 

Entrar

Entrar